Header Ads

Os astrônomos, realmente, quero saber o que está acontecendo ao redor de uma estrela

Os astrônomos, realmente, quero saber o que está acontecendo ao redor de uma estrela que é 1.480 anos luz de distância.
Em outubro, os astrônomos flutuaram a idéia de que a estrela 8462852 KIC poderiaser cercado por algum tipo de estrutura alienígena enorme. Enquanto isso éimprovável, cientistas ainda estão tendo um tempo difícil chegando com uma boaexplicação para o estranho comportamento da estrela.
Às vezes, a luz da estrela escurece tanto quanto 20 por cento. Em comparação, umplaneta enorme, do tamanho de Júpiter orbitiing bloquearia a estrela para fora cercade 1 por cento da luz da estrela. Astrônomo Jason Wright propôs que um enxame deobjetos, talvez alienígenas painéis solares, poderia estar circulando a estrela ecausando o escurecimento. Cientistas já tem ouvido para comunicações de rádio elaser desta hipotética civilização alienígena, mas não encontrei nada.
Até agora, a principal hipótese foi que uma família de cometas circunda a estrela,ocasionalmente aglutinação juntos para bloquear enormes porções de sua luz. Umnovo estudo, publicado no arXiv, diz que essa explicação é improvável também.
Você precisaria 648.000 cometas gigantes para explicar o padrão de escurecimentoda estrela.
Dentro do papel (que não tem sido revisado ainda), astrônomo Bradley Shaefer daLouisiana State University descreve seu mergulhar fundo placas de históricos deastronomia de Harvard. Depois de olhar para 1.232 placas fotográficas do séculopassado, ele descobriu que a estrela não só escurece drasticamente durante curtosperíodos de tempo hoje, mas também que a estrela tem vindo a crescer mais nãoofuscante ao longo do tempo. Provavelmente estão ligados a estes dois fenômenosmuito estranhos.
No século passado ou assim, o brilho da estrela tem mergulhado em 16,5 para 19,3%.Esta tendência é "completamente sem precedentes" para uma estrela desse tipo,Schaefer escreve. "Tais estrelas devem ser muito estáveis em brilho, com evoluçãopara alterações somente em escalas de tempo de muitos milhões de anos."
Ele passa a calcular quantos cometas seriam necessários para explicar os fenômenos,e a resposta é: um todo bem mais.
Anteriormente, cientistas estima-se que seria necessário 36 cometas gigantes paraexplicar o mergulho ocasional de 20 por cento na luz da estrela. Para explicar odesvanecimento do século-longo, Shaefer calcula que você precisaria 648.000cometas com um diâmetro de 200 quilômetros (124 milhas) cada. Por comparação, omaior cometa conhecido em nosso sistema solar está a 60km de diâmetro. E oscometas hipotéticos em torno 8462852 KIC precisaria ter uma massa total que équatro vezes a massa de tudo no cinturão de Kuiper.
"Não vejo como é possível que algo como 648.000 cometas gigantes que existe em torno de uma estrela, nem ter suas órbitas orquestrada assim como a todos passarem frente a estrela dentro do século passado," escreve Shaefer. "Então eu tomo esteescurecimento do século-longo como um forte argumento contra a hipótese decometa-família para explicar a Kepler mergulhos."
Enquanto Schaefer não oferece uma teoria alternativa, a sua análise fornece umasegunda linha de dados sugere que há realmente algo de estranho está acontecendoem torno de KIC 8462852..--que não é só um golpe de sorte do Telescópio Keplerdescobriu o estranho comportamento da estrela.
Só porque a ciência ainda não tem uma explicação para o que está acontecendo noCCI 8462852 não significa a alienígenas. A maioria das grandes descobertas não temuma explicação óbvia no início. Mas o que está acontecendo nesta estrela distante, écerteza de ser algo interessante.

Nenhum comentário