Header Ads

Leia a origem surpreendente das histórias de abduções alienígenas



Centenas de milhares ou milhões de americanos acreditam ter sido abduzidos por alienígenas. Em um caso típico, um abduzido costuma relembrar estar deitado sem sua cama a noite, quando uma sensação estranha costuma ocorrer e seres alienígenas aparecem do nada.

Outra situação quase sempre similar está na transporte para uma nave espacial extraterrestre que sujeita as vítimas a uma bateria de testes físicos e psicológicos. Depois do que parece horas, eles voltam para seus quartos ilesos e descobrem que todo o calvário aconteceu em minutos.

Abduzidos pensam que suas experiências traumáticas eram reais. No entanto, a maioria dos psicólogos pensam que raptos são sonhos lúcidos ou alucinações, desencadeadas por uma consciência de experiências e outras questões.

Um experimento recente, em que os participantes foram instigados através de técnicas de sonhos no qual foram capazes de inventar encontros com alienígenas, apoia a hipótese. Mas se cada rapto é percebido apenas como uma série de alucinações, o que foi que provocou que primeiro sonho ou ilusão? Como a história de abdução alienígena nasceu?

Investigadores paranormais dizem que tudo começou na década de 1940 e 50. A Era Espacial estava sobre nós, e sci-fi da literatura foi subindo em popularidade com o humano-alienígena como tema recorrente. Em julho de 1946, o "Planet Comics" trazia uma história que os extraterrestres teriam usando um trator luminoso para o seqüestro de um terráqueo.

                             

Da mesma forma, em 1954, uma história em quadrinhos que apareceu no tablóide britânico The Daily Express detalhou a abdução alienígena de um piloto da Força Aérea Real. Dezenas de histórias sobre abduções enfeitaram as páginas de romances de ficção científica e histórias em quadrinhos.

Eventualmente, relatos esporádicos de reais interações violentas com os estrangeiros começaram a vir à tona. O mais importante para esta narrativa, em 1954, dois adolescentes venezuelanos alegaram ter tropeçado em uma nave espacial em um bosque perto de sua aldeia. Pequenos e peludos, os extraterrestres os atacaram e feriram um dos meninos antes que eles fossem capazes de derrotar as criaturas usando um rifle descarregado e escapar em segurança.

De acordo com Luis Gonzalez, um especialista em OVNIs e cético na Argentina, um artigo de revista teria provocado a alegação de uma abdução alienígena três anos depois.

Em 1957, um escritor brasileiro chamado João Martins escreveu a primeira série intitulada "Missão Discos Voadores" na revista O Cruzeiro. "Lá, ele descreve casos de pessoas em locais isolados que foram atacados por pequenos seres alienígenas", disse Gonzalez.

"Martins também pediu a seus leitores a escreverem com suas próprias experiências. Ele recebeu centenas de respostas e selecionou uma de um jovem agricultor de Minas Gerais, com quem trocou várias cartas."


                        

No ano seguinte, Martins pagou pelo agricultor de 23 anos de idade para vir para o Rio de Janeiro, onde foi examinado pelo Dr. Olavo Fontes. O nome do fazendeiro era Antonio Villas Boas, e ele alegava ter sido abduzido por alienígenas um dia depois de ler o artigo de Martins.

Dr. Fontes enviou um relatório detalhado sobre o caso Villas Boas a Organização de Pesquisa de Fenômenos Aéreos, mas, segundo Gonzalez, eles decidiram que era muito fantástico para publicar. "No entanto, a história circulava entre os especialistas", escreveu ele.

A história fornece o modelo para o que se tornaria mais tarde um relatório de abdução alienígena arquetípica. Villas Boas estava arando o campo à noite para evitar as altas temperaturas do dia, quando ele viu a luz vermelha de uma nave espacial, que lentamente se aproximou dele e caiu nas proximidades de um campo. Villas Boas tentou fugir, mas foi capturado por criaturas humanóides pequenas, arrastando-o para a sua nave.

Os alienígenas conduziram uma série de experimentos em seu cativeiro, incluindo a recolha de amostras de seu tecido do corpo, expondo-o a um gás que fez violentamente doente e obrigando-o a ter relações sexuais com um estrangeiro do sexo feminino, que era, segundo Villas Boas, muito atraente, com cabelo loiro e azul, incluindo olhos de gato.

Nos anos entre o rapto de Villas Boas e sua suposta publicidade em todo o mundo, um outro incidente foi divulgado por alguns meses. Em 1961, Betty e Barney Hill, um casal norte-americano, encontrou o que eles pensavam que era uma nave alienígena na zona rural de New Hampshire, enquanto em passeavam durante o fim de noite.

Algumas noites depois do suposto encontro, Betty começou a ter sonhos vívidos, pesadelos sobre ser seqüestrado e examinado pelos aliens na nave espacial. Ela alegou que esses sonhos eram lembranças reprimidas.

O casal falou de sua experiência nas reuniões privadas da igreja e, mais tarde, começou a freqüentar sessões de hipnose com o Dr. Benjamin Simon, psiquiatra em Boston.



Simon concluiu que a recordação de Barney do encontro com UFO era uma falsa memória inspirada por sonhos de Betty. No entanto, a história de seu seqüestro vazou.

Os Villas Boas e os casos de Hill são ambos sem dúvida a inspiração original para um número incontável de relatos de abdução que se seguiram. O suposto encontro do agricultor brasileiro aconteceu primeiro, mas a história de Hills foi a primeira (por uma questão de meses) a entrar na consciência coletiva.

De qualquer maneira, ambos os incidentes foram motivados pela crença crescente no UFOs em todas as culturas ocidentais no alvorecer da Era Espacial. Pela primeira vez na história, a humanidade estava olhando para as estrelas e perceber que elas não tão distantes.


Nenhum comentário